Sunday, January 18, 2009

O Tuga e a máquina de jornais

O tuga tá mal na vida. Vai mal de finanças, os putos portam-se mal na escola e a prestação do carro novo corta-lhe com metade do ordenado... raisparta o governo que não faz descer os impostos. Ao menos a cunhada lá arranjou maneira de o passar à frente na fila de espera para ser operado ao braço, vá lá, nem tudo são desgraças.

Pois é, o tuga gasta mais do que pode porque tem direito a viver tão bem como o vizinho, quando pode lá arranja maneira de aldrabar o sistema porque a vida tá difícil, e a culpa é obviamente do governo. Não interessa qual, qualquer um serve para atirar culpas, ainda que tenha votado nele.

A mensagem é simples, as pessoas são irresponsáveis, não são capazes de se assumir como causadoras do que vai de mal na sociedade e no mundo em geral, têm sempre de por a culpa em alguém. Sim, porque na mente das pessoas, alguém tem que resolver os problemas que vão acontecendo, não sou eu, é alguém.

Apesar de simples a mensagem parece não ser fácil de passar, mas vi recentemente numa crónica de jornal um exemplo que reflecte na perfeição o que há de errado na sociedade portuguesa. Isto meus amigos é uma máquina de venda de jornais usada desde à muito em alguns países:


O seu funcionamento é simples: coloca-se uma moeda, a caixa abre-se, retira-se um e um só jornal, e fecha-se a caixa.

Óbvio que um engenho tão simples que tem por base de funcionamento o bom senso de quem a usa, nunca poderia funcionar em portugal. O tuga não seria capaz de abrir a caixa e retirar apenas um jornal. O tuga é mais "esperto" do que o tótó que inventou a máquina, e vai levar uns quantos jornais só porque pode. Aproveita para oferecer aos amigos, fazer favores é um investimento lucrativo a médio e longo prazo! Além disso aproveita para exibir com orgulho a sua "inteligência" ao "vencer" a máquina e será admirado pelos seus semelhantes. Tempos mais tarde aquele jornal acaba por falir... raisparta o governo, isto é tudo problema da crise!

No comments:

Post a Comment